SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A estranheza do médico frente à morte: lidando com a angústia da condição humanaA experiência suicida numa perspectiva humanista-fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Melck Kelly Piastrelli Mota da  e  FREITAS, Sylvia Mara Pires de. Estresse para trabalhadores de uma cooperativa de saúde: uma análise fenomenológico-existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 61-68. ISSN 1809-6867.

Este artigo é resultado da pesquisa realizada no curso de Especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicológica da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa objetivou investigar e compreender, a partir de entrevistas com os funcionários de uma cooperativa de saúde da cidade de Maringá, como significam e vivenciam o estresse, bem como suas ações diante o mesmo. Foram utilizados como referenciais teóricos e metodológicos: a fenomenologia husserliana e o método fenomenológico, o existencialismo sartriano e o método progressivo-regressivo. A análise apontou que o estresse é compreendido pelos trabalhadores de maneira a-histórica, acrítica e individual. Eles, por um lado, acreditam que fatores externos são responsáveis pela produção do estresse e, contraditoriamente, tomam para si a culpa por não conseguirem superá-lo. Esse entendimento, por sua vez, é corroborado pelas teorias tradicionais hegemônicas sobre estresse e pela indústria da saúde, as quais não alienam somente o conhecimento dos funcionários sobre o assunto, mas também o dos profissionais da saúde.

Palavras-chave : Estresse; Fenomenologia existencial; Psicologia do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )