SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Estresse para trabalhadores de uma cooperativa de saúde: uma análise fenomenológico-existencialBase teórica para estudos exploratórios da experiência consciente da violência psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ROCHA, Marcio Arthoni Souto da; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc  e  MOREIRA, Virginia. A experiência suicida numa perspectiva humanista-fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 69-78. ISSN 1809-6867.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a experiência suicida a partir de um referencial humanista-fenomenológico que propõe uma revisão conceitual da psicologia humanista de Carl Rogers a partir da fenomenologia da ambiguidade de Maurice Merleau-Ponty. Partindo da compreensão de que a experiência vivida apenas pode ser adequadamente compreendida em mútua constituição com o mundo, tal perspectiva fenomenológica supera a dicotomia de interno versus externo, tão presente nos estudos sobre a subjetividade. Desta forma, a experiência suicida pode ser reconhecida como uma experiência mundana, uma vez que não é possível compreendê-la sem sua condição de imbricação com o mundo. Foram entrevistados seis pacientes psiquiátricos do sexo masculino que puderam descrever suas tentativas de suicídio por meio de entrevistas semiestruturadas. Identificando como cada colaborador compreendia suas experiências suicidas, foi possível descrevê-las sem as amarras teóricas dos estudos sobre tal tema. Pode-se perceber que a experiência suicida se caracteriza como uma vivência de aniquilamento existencial, e reconhecer, também, que as condições culturais e socioeconômicas em torno do suicídio devem ser sistematicamente consideradas e aprofundadas para que tal fenômeno humano possa ser melhor compreendido como um fenômeno mundano.

Palavras-chave : Suicídio; Fenomenologia; Psicologia humanista; Carl rogers; Merleau-ponty.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )