SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A experiência suicida numa perspectiva humanista-fenomenológicaO significado da psicologia e da terapia holística para terapeutas holísticos graduados em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PIMENTEL, Adelma  e  MINDELLO, Paolo. Base teórica para estudos exploratórios da experiência consciente da violência psicológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 79-84. ISSN 1809-6867.

Este artigo examina textos que abordam a concepção de consciência para analisar relações entre experiência consciente e violência psicológica em contexto familiar visando intervenções preventivas que permitam rever os vínculos familiares e a sociabilidade pública. Na lógica interna da violência psicológica estão estabelecidas práticas irracionais, em consequência, os atores que a vivenciam não transparecem a consciência da existência do outro e/ou de si mesmo. Na pesquisa, o procedimento interpretativo e metodológico foi à investigação bibliográfica: leituras, fichamentos e análises dos textos. A estrutura da escritura é constituída pela exposição de alguns modos que a consciência é pensada por várias ciências, teses gestálticas e pela apresentação do pensamento de alguns autores sobre violência psicológica que ocorre nas famílias. À guisa de conclusão ponderamos que, na literatura focalizada as dificuldades conceituais permanecem, isto é, as neurociências, a psicologia cognitiva, a análise do comportamento e a psiquiatria não têm ferramentas metodológicas para responder precisamente o que é a consciência; assim, nos afastamos da querela metodológica e elegemos algumas cogitações gestálticas e da fenomenologia existencial heideggeriana para analisar possíveis relações entre experiência consciente e violência psicológica.

Palavras-chave : Consciência; Violência Psicológica; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )