SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Base teórica para estudos exploratórios da experiência consciente da violência psicológicaCaminhos da abordagem centrada na pessoa no sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MARTYNETZ, Daniel  e  SERBENA, Carlos Augusto. O significado da psicologia e da terapia holística para terapeutas holísticos graduados em psicologia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 85-92. ISSN 1809-6867.

A terapia holística é uma prática recente no campo terapêutico e por vezes utilizada também por psicólogos, apesar de não ser reconhecida como cientificamente válida. Na presente pesquisa, pretendeu-se investigar junto a terapeutas que recorrem às práticas holísticas, mas que também são graduados em psicologia, os significados que eles atribuem tanto à terapia holística quanto à psicologia e os motivos de suas escolhas pela terapia holística - sendo que eles podem ter optado por continuar como psicólogos ou não. Os participantes demonstraram unir a psicologia e a terapia holística nas suas práticas e adotar profissionalmente uma ética pessoal em oposição ao Código de Ética Profissional dos Psicólogos por questionarem este e os parâmetros científicos na psicologia.

Palavras-chave : Psicologia; Significado; Terapia holística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )