SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O significado da psicologia e da terapia holística para terapeutas holísticos graduados em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

JUSTO, Henrique. Caminhos da abordagem centrada na pessoa no sul do Brasil. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 95-104. ISSN 1809-6867.

Inicialmente, algumas fundações fenomenológicas da ACP/ECP. Como o Brasil é muito grande, dividimos a história da ACP em pelo menos quatro partes: do sul, central, norte e nordeste. Salienta a iniciação e desenvolvimento da ACP na região sul, precursora na formação de psicólogos na década de 50. A lei que regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil é de 1962. O autor, formado em psicanálise, descobriu Carl Rogers através de um livro de Roberto Zavalloni, italiano, que havia estudado com Rogers. Já professor universitário, estudou em Barcelona (1956-1957) e Paris (1966-67). Na França aprofundou a teoria rogeriana com Peretti, Hameline e Dardelin. Retornando ao Brasil, começou a espalhar a nova visão. Em Terapia Centrada no Cliente, cita exemplos de pessoas que poderiam ajudar a resolver problemas difíceis. Elabora uma discussão sobre os efeitos positivos de grupos de encontro, com o testemunho de transcrição dos participantes. É mais geral referindo-se ao ensino centrado no aluno, como poucos professores que usam a perspectiva rogeriana. Apresenta as visões de acadêmicos e estudantes do ensino médio, confirmando a eficácia do novo método.

Palavras-chave : Abordagem Centrada na Pessoa; Carl Rogers; História da Psicologia no Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )