SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Arte e mundo: diálogos entre Heidegger e CastanedaOs sentidos do sentido: uma leitura fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MENDES, Jéssica Paula Silva; GRESSLER, Sionara Karina Alves de Brito  e  FREITAS, Sylvia Mara Pires de. Ser psicoterapeuta: reflexões existenciais sobre vivências de estagiários-terapeutas iniciantes. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 136-143. ISSN 1809-6867.

Esta produção apresenta uma análise reflexiva, com base no existencialismo sartreano, sobre a idealização do estagiário-terapeuta iniciante sobre o Ser Terapeuta. Tal reflexão teve como ponto de partida algumas vivências das autoras, bem como a observação das dos demais estagiários que se encontravam diante do início da prática da psicoterapia individual para adultos e terceira idade, desenvolvida por meio da disciplina de Estágio Específico I, da ênfase de Psicologia e Processos Clínicos, do 4º ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense, Campus Umuarama/PR, no ano de 2010. Partindo dessas vivências, propomos desconstruir o lugar de soberania onde muitas vezes é colocado o psicoterapeuta, lugar esse construído por ideologias que criaram o papel do profissional responsável pela cura, valorizando-o sobremaneira ao ponto de enfatizar verdades que desconsideram a interdependência da relação terapeuta-cliente, proporcionando sentidos que levam o estagiário-terapeuta iniciante a criar expectativas frente suas atuações, as quais, ao abarcar toda a responsabilidade pela "cura" do Outro, nega-o como artífice de sua existência. Diante disso, consideramos que projetos idealizados não abarcam frustrações, impossibilitando o reconhecimento dos limites do próprio projeto de Ser terapeuta.

Palavras-chave : Terapeuta iniciante; Ser psicoterapeuta; Idealização; Fenomenologia-existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )