SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Análise da narrativa de Viktor Frankl acerca da experiência dos prisioneiros nos campos de concentraçãoAs psicopatologias como distúrbios das funções do self: uma construção teórica na abordagem gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PRADO, Rafael Auler de Almeida; CALDAS, Marcus Tulio; EFKEN, Karl Heinz  e  BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares. Linguagem poética e clínica fenomenológica existencial: aproximações a partir de Gaston Bachelard. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 216-223. ISSN 1809-6867.

A clínica fenomenológica existencial posiciona-se criticamente a uma modalidade de linguagem concebida por critérios, categorias ou conceitos. Este artigo consiste numa reflexão teórica, com o objetivo de apresentar a imaginação poética como via de linguagem articulada com a dimensão compreensiva, própria desta abordagem psicológica. Compreendemos a linguagem como gesto significador, de acordo com Merleau-Ponty e em oposição às concepções intelectualistas ou empiristas. A "imaginação criadora" de Bachelard distingue-se da referência usual de imaginação como subproduto da memória. A imaginação poética, segundo a concepção de Bachelard é uma possibilidade de linguagem por meio da qual se vive plenamente o sentido de algo que vem ao nosso encontro. Sua vivência permite que nós nos apropriemos de significados extremamente ricos e que dizem respeito ao mundo que está ao nosso redor.

Palavras-chave : Linguagem; Significação; Imaginação poética; Clínica fenomenológica existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )