SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A configuração do significado de família para homossexuais: um estudo fenomenológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MOREIRA, Ana Regina de Lima  e  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Compreendendo a experiência do sofrimento de mulheres na relação amorosa. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 3-4. ISSN 1809-6867.

A escuta clínica de mulheres que permanecem no sofrimento amoroso gerou indagações que apontavam para a singularidade da experiência em questão, considerando-se os aspectos culturais e históricos (gênero e amor-romântico) que pareciam permear tal experiência. Este trabalho objetiva compreender a experiência de sofrimento constante de mulheres na relação amorosa. A população estudada foi composta de seis mulheres que estavam vivendo a experiência em questão. Os dados foram colhidos através da entrevista semi-aberta. A narrativa foi o instrumento de acesso à experiência. A análise fundamentou-se no referencial fenomenológico-existencial. De acordo com os resultados obtidos, entendemos que o sofrimento das participantes na relação amorosa revela, sobretudo, um self ou modo de estar no mundo, de perceber-se, marcado pelo medo da solidão, do desamor, medo de empunhar a própria vida e dar origem a um modo de viver e de amar realmente novos.

Palavras-chave : Sofrimento de mulheres; Pesquisa fenomenológica; Relação amorosa; Self.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )