SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Compreendendo a experiência do sofrimento de mulheres na relação amorosaGestalt, grupoterapia e arte: a ressignificação do bebê pré-termo em unidade neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

RODRIGUES, Mariana Alvarenga  e  CARMO, Marta. A configuração do significado de família para homossexuais: um estudo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 12-20. ISSN 1809-6867.

O século XX foi marcado por transformações em diversos campos, incluindo a sexualidade e a constituição familiar. Em decorrência dessas mudanças, tornou-se importante investigar qual o significado de família para homossexuais femininos e masculinos. A pesquisa teve por objetivo principal compreender a configuração do significado de família para homossexuais. Foi realizado um estudo com quatro adultos homossexuais, dois do sexo feminino, e dois, do masculino. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, pautada na perspectiva fenomenológica e na teoria de campo de Kurt Lewin, fundamento teórico da abordagem gestáltica. Utilizou-se o método fenomenológico de Giorgi (1985), e encontraram-se as seguintes categorias temáticas: processo de autodenominação sexual, configuração do campo após a descoberta da homossexualidade, constituição familiar atual, e, significado de família. Analisou-se que, apesar das mudanças ocorridas na sociedade a família continua mantendo o papel de organizadora.

Palavras-chave : Família; Homossexualidade; Configuração; Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )