SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A configuração do significado de família para homossexuais: um estudo fenomenológicoReflexões sobre a atuação ética do pesquisador em estudos qualitativos: um exemplo envolvendo o tema da religiosidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MORAIS, Katerina Czajkowska Braga de; SILVA, Tathyane Gleice da; MEDEIROS, Waleska de Carvalho Marroquim  e  VIEIRA, Camila Martins. Gestalt, grupoterapia e arte: a ressignificação do bebê pré-termo em unidade neonatal. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 21-30. ISSN 1809-6867.

Este estudo qualitativo descritivo em saúde articula a arte na modalidade de produção plástica e a psicoterapia gestáltica, no contexto da intervenção precoce com bebês pré-termo em hospitalização. Objetivou-se favorecer o processo de ressignificação do bebê, ao identificar as dificuldades subjetivas na relação família-bebê pré-termo; estimular os familiares à compreensão do bebê enquanto sujeito; e facilitar a emergência do potencial criativo familiar frente à prematuridade. Para tanto, utilizou-se o registro descritivo de sete sessões de grupoterapia, com 79 acompanhantes e 61 bebês, do banco de dados do serviço de psicologia da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru de um centro de referência nacional, de fevereiro a abril de 2012. A análise fenomenológica interpretativa dos dados revelou que a terapia pela arte favorece um espaço potencial para o bebê ser posicionado por sua família como sujeito, viabilizando a relação dialógica, com novas significações em torno do recém-nascido pré-termo. Portanto, essa psicoterapia de grupo na unidade neonatal surge como uma proposta de intervenção à psicologia no contexto de fortalecimento do Método Canguru no Brasil.

Palavras-chave : Método mãe-canguru; Terapia gestalt; Psicoterapia de grupo; Terapia pela arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )