SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Gestalt, grupoterapia e arte: a ressignificação do bebê pré-termo em unidade neonatalFenomenologia da depressão: uma análise da produção acadêmica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BAUNGART, Thais de Assis Antunes. Reflexões sobre a atuação ética do pesquisador em estudos qualitativos: um exemplo envolvendo o tema da religiosidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 33-37. ISSN 1809-6867.

A atuação ética do pesquisador é uma questão que deve ser pensada e discutida em todos os tipos de pesquisa que envolve seres humanos. Na pesquisa de tipo qualitativa isso não é diferente e requer um cuidado adicional, uma vez, que irá estudar a subjetividade dos sujeitos pesquisados. O presente estudo traz algumas reflexões sobre a atuação ética do psicólogo-pesquisador. Para isso, utiliza como exemplo um estudo envolvendo questões de ordem religiosa, cujo objetivo foi verificar em que sentido a experiência religiosa de católicos poderia promover crescimento pessoal. Para a elaboração desse estudo utilizou-se a abordagem qualitativa e o método fenomenológico de pesquisa.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Atuação ética; Religiosidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )