SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Reflexões sobre a atuação ética do pesquisador em estudos qualitativos: um exemplo envolvendo o tema da religiosidadeA existência como "cuidado": elaborações fenomenológicas sobre a psicoterapia na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTIAGO, Anielli  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Fenomenologia da depressão: uma análise da produção acadêmica brasileira. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 38-50. ISSN 1809-6867.

O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das pesquisas nacionais sobre depressão na perspectiva fenomenológica. Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados virtuais e abertas SciELO (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), sendo selecionados e analisados vinte e um artigos, no período de 1981 a 2013. Verificou-se que o assunto é pouco explorado em relação à perspectiva fenomenológica, embora a mesma tenha uma tradição no estudo dos fenômenos psicopatológicos. Além disso, os teóricos clássicos da abordagem são pouco citados nos estudos. Tanto as pesquisas teóricas quanto as empíricas trazem uma diversidade de temas em relação ao transtorno, com destaque para a depressão em idosos. Sugere-se a realização de novas pesquisas e reflexões teóricas que possam dar conta da alta incidência do quadro na população em geral.

Palavras-chave : Depressão; Fenomenologia; Produção acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )