SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A existência como "cuidado": elaborações fenomenológicas sobre a psicoterapia na contemporaneidadeExpressando vivências: o ensaio vivencial como escrita, unidade de sentido e aprendizagem significativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERNANDES, Marcos Aurélio. Do sujeito à presença como transitividade para o ser: o desafio de uma pass agem epocal sob a ótica do pensamento de Heidegger. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 60-68. ISSN 1809-6867.

O presente texto parte da situação do homem na contemporaneidade. Trata-se da situação de uma passagem crítica. Crise, porém, é risco e oportunidade. O risco está na desolação decorrente do esquecimento do Ser. A oportunidade (kairós) está no apelo do porvir que atinge o homem, isto é, o apelo de fundar uma abertura, um espaço-de-liberdade, que deixa ser o Ser. É a oportunidade de uma transformação radical do homem: de sujeito, senhor do ente, caracterizado pela sua autonomia ou vontade-para-o-poder, para a presença (Dasein), em que o homem encontra a sua humanidade sendo o pastor (cuidador) do Ser. O artigo caminha abrindo uma via de reflexão percorrendo com Heidegger essa passagem do sujeito para a presença; depois, tematiza o sentido ontológico da existência, enquanto liberdade, enquanto exposição ao ente na totalidade e insistência na abertura do Ser. Por fim, busca evidenciar o cuidado, dinâmica fundamental da existência, como transitividade, ou seja, como fundação do "aí": da abertura do ente como tal e no seu todo.

Palavras-chave : sujeito; presença; existência; liberdade; cuidado; ente; Ser.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )