SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Do sujeito à presença como transitividade para o ser: o desafio de uma pass agem epocal sob a ótica do pensamento de HeideggerAção corporal e as reversões entre consciência e movimento: o realismo fenomenológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PONTE, Carlos Roger Sales da. Expressando vivências: o ensaio vivencial como escrita, unidade de sentido e aprendizagem significativa. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 69-75. ISSN 1809-6867.

Inspirado pelas ideias pedagógicas de Carl Rogers acerca da Aprendizagem Significativa, este estudo pretende descrever uma forma avaliativa diferenciada para os estudantes de graduação de Psicologia quando estes estão cursando disciplinas que versam sobre as psicologias existenciais-humanistas. Este tipo de avaliação foi chamado de Ensaio Vivencial e consiste na expressão escrita do estudante onde ele articulará os conceitos e teorias das psicologias existenciais-humanistas com suas próprias vivências pessoais. Ele é convidado a dissertar tudo que ressoou em seu ser a partir dos conhecimentos advindos daquelas psicologias. O presente estudo pretende assim mostrar a potencialidade do Ensaio Vivencial, como forma ímpar do estudante vislumbrar seu processo de aprendizagem do arcabouço teórico das psicologias existenciais-humanistas, tendo como fio condutor as próprias vivências. O feitio do Ensaio Vivencial pelo estudante é, sobretudo, um modo de aproximá-lo de si mesmo, refletindo e constituindo uma Unidade de Sentido às suas experiências a partir e com o suporte conceitual das psicologias existenciais-humanistas.

Palavras-chave : Aprendizagem significativa; Vivência; Avaliação; Ensaio escrito; Unidade de sentido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )