SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Expressando vivências: o ensaio vivencial como escrita, unidade de sentido e aprendizagem significativaA Angústia e a culpa no transtorno obsessivo-compulsivo: uma compreensão fenomenológico-existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

JANZEN, Marcos Ricar do; DECASTRO, Thiago Gomes  e  GOMES, William B.. Ação corporal e as reversões entre consciência e movimento: o realismo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 76-84. ISSN 1809-6867.

O foco do artigo é a relação entre corporeidade e consciência para explicar como um ato que é pré-reflexivo e involuntário vem a se tornar reflexivo e voluntário, para se expressar posteriormente como pré-reflexivo e voluntário. Primeiro traça um paralelo entre psicólogos que recorreram à psicologia fenomenológica ou descritiva em experimentos sobre a consciência imediata dos sentidos. Segundo, ressalta o corpo como referencial ao movimento e à ação na constituição da autoconsciência, indicando divergências com teorias cognitivas e convergências com a fenomenologia existencial. Terceiro, toma-se o corpo situado interagindo com um mundo real para demonstrar que parte da apreensão fenomenal é concreta e situada. Por isto, se diz que a percepção é uma presentação e não necessariamente uma representação. Por fim, recorre-se a exemplos de estudos recentes em campos como a educação física, dança e ergonomia para sugerir aplicações fenomenológicas ainda pouco exploradas: como delineamento de layouts, planificação de ambientes e prevenção de acidentes.

Palavras-chave : Cinestesia; Consciência; Percepção de movimento; Reflexividade; Affordance.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )