SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Ação corporal e as reversões entre consciência e movimento: o realismo fenomenológicoIntersubjetividade em Michel Henry: relação terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTOS, Gustavo Alvarenga Oliveira. A Angústia e a culpa no transtorno obsessivo-compulsivo: uma compreensão fenomenológico-existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.1, pp. 85-91. ISSN 1809-6867.

Este artigo tem como objetivo demonstrar como os elementos angústia e culpa existenciais estão relacionados com o hoje conhecido Transtorno Obsessivo-Compulsivo. A angústia e a culpa serão explicitados em acordo como o pensamento de Medard Boss e demonstrados na descrição do mundo dos compulsivos empreendida por Von Gebsattel. No final, uma articulação entre esses estudos e as pesquisas atuais de natureza qualitativa e fenomenológica, argumentarão que a angústia e a culpa são elementos válidos para a compreensão do transtorno obsessivo-compulsivo, embora atualmente, com o advento da pesquisa fenomenológica, podem ser melhor compreendidos e explicitados. O texto se encerra, demonstrando a contribuição para a compreensão do transtorno obsessivo-compulsivo no contexto da clínica psicoterápica e dizendo sobre a necessidade em se ampliar as pesquisas sobre o tema, clareando melhor as nuances individuais.

Palavras-chave : Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Angústia; Culpa; Psicopatologia Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )