SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Reflexões acerca do fazer ético na clínica gestáltica: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Patricia Karla de Souza e  e  MELO, Symone Fernandes de. Experiência materna de perda de um filho com câncer infantil: um estudo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 147-156. ISSN 1809-6867.

A morte em decorrência de câncer infantil reflete um desfecho precoce da vida podendo provocar forte repercussão na existência da mãe, figura que, comumente, assume a maior parte das responsabilidades durante o adoecimento do filho. Reconhecendo a relevância do tema, nesta pesquisa busca-se compreender a experiência de uma mãe que vivenciou a perda de um filho em decorrência de câncer infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fenomenológica, que tem como método a "narrativa", obtida a partir de entrevista semiestruturada. A pesquisa, configurada como estudo de caso, contou com a participação de uma mãe e foi desenvolvida numa organização não governamental de apoio à criança com câncer, localizada na cidade do Natal-RN. A proposta de análise tem por fundamento a hermenêutica heideggeriana. Desvelaram-se três eixos temáticos: história prévia, adoecimento infantil e suas repercussões; a rede de apoio e o cuidado; a perda e o depois: enfrentamento e significação. Conclui-se que a experiência do câncer infantil é capaz de aproximar cada mãe da ontológica sensação de desamparo humano, mobilizando mudanças, e que a garantia do cuidado, durante o processo de adoecimento e perda do filho, favorece uma vivência autêntica do luto e a abertura de novas possibilidades em suas vidas.

Palavras-chave : Câncer infantil; Morte; Luto materno; Fenomenologia; Analítica existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )