SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Maternal experience of loss of a child with cancer: a phenomenological studyErectile dysfunction and phenomenology: the lived body in its diacritic contours author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

NASCIMENTO, Lázaro Castro Silva  and  VALE, Kamilly Souza do. Reflexões acerca do fazer ético na clínica gestáltica: um estudo exploratório. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 157-166. ISSN 1809-6867.

A discussão do tema Ética, por vezes, se fecha na deontologia. Contudo, tal discussão extrapola esse recorte e alcança outra dimensão no que compete ao fazer ético em psicoterapia, não unicamente baseado em leis e diretrizes. Esta pesquisa discute o fazer ético na prática psicoterapêutica em Gestalt-terapia. Utilizou-se uma abordagem qualitativa orientada a partir do método fenomenológico de Sanders. O projeto foi aprovado previamente pelo Comitê de Ética em Pesquisa a fim de garantir as questões éticas ligadas à pesquisa. Foram realizadas entrevistas com seis psicólogas da cidade de Belém/PA, escolhidas a partir do método bola de neve com dois critérios de inclusão: ser profissional formado em Psicologia e especialista em Gestalt-terapia. As entrevistas foram analisadas a partir da fenomenologia e de conceitos gestálticos. Foi possível ampliar a compreensão acerca do fazer ético gestáltico destacando-se a importância do cuidado com quem busca atendimento; a necessidade do psicoterapeuta de realizar a suspensão fenomenológica; o preparo técnico refinado; a relevância do trabalho de psicoterapia pessoal do gestalt-terapeuta; e a ética pessoal enquanto premissa para uma ética profissional. Pesquisas futuras na área mostram-se importantes para que seja possível manter a fluidez dessas compreensões acerca da temática abordada.

Keywords : Ética; Gestalt-terapia; Método fenomenológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )