SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Reflections on ethical making in clinical gestalt: an exploratory studySome reflective analysis of desiring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

DE ZORZI, Fabiana  and  BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. Disfunção erétil e fenomenologia: o corpo vivido em seus contornos diacríticos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 167-175. ISSN 1809-6867.

O objetivo deste artigo é discutir a experiência da disfunção erétil sob uma perspectiva fenomenológica e a linguagem estabelecida pelo corpo vivido nesta experiência. Para tanto, selecionamos entrevistas fenomenológicas realizadas e analisadas com dois entrevistados. O método fenomenológico empregado foi a análise dos contornos diacríticos. Como contornos diacríticos, compreende-se as enunciações produzidas pelo corpo vivido. Eles dão forma à experiência e servem como um código de acesso à compreensão do fenômeno. Os dados obtidos por meio da análise dos contornos diacríticos permitiram explicitar a "forma" como cada sujeito vive a experiência da disfunção erétil, sendo possível contemplar diferentes enunciações dos sujeitos, como choros, conversas internas, risos, fungadas, dicotomias de expressões, ressonância de fonemas, fonemas repetidos, enfim, enunciações em estado bruto que deram cor e movimento particular a cada entrevista, viabilizando a compreensão da estrutura das suas experiências. Através delas, pudemos considerar que a dificuldade ou ausência de ereção faz parte de um campo relacional deste sujeito, em que a coexistência da parceira é fator fundamental no que condiz à disfunção erétil.

Keywords : Disfunção erétil; Contornos diacríticos; Subjetividade masculina; Fenomenologia; Merleau-Ponty.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )