SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Uma análise reflexiva sobre desejarSuicídio e manejo psicoterapêutico em situações de crise: uma abordagem gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SOUZA, Camila Pereira de; CALLOU, Virgínia Torquato  e  MOREIRA, Virginia. A questão da psicopatologia na perspectiva da abordagem centrada na pessoa: diálogos com Arthur Tatossian. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 189-197. ISSN 1809-6867.

Os estudos realizados por Carl Rogers, no campo da Abordagem Centrada na Pessoa, têm uma preocupação nítida com o homem e o seu desenvolvimento como pessoa. Seus trabalhos, inicialmente na área clínica, mostraram a presença de uma capacidade, manifestada em todos os indivíduos, a uma regulação organísmica que levaria ao crescimento e ao amadurecimento pessoal. Esta perspectiva também se encontraria nos casos mais graves de transtornos psicopatológicos, em que as desorganizações dos indivíduos se dariam de forma mais intensa. Por percebermos a relevância de maiores discussões no campo dos transtornos mentais, neste artigo nos propomos a pensar possíveis contribuições da psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian para a clínica humanista.

Palavras-chave : Psicopatologia fenomenológica; Abordagem centrada na pessoa; Transtornos mentais; Clínica humanista; Arthur Tatossian.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )