SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A questão da psicopatologia na perspectiva da abordagem centrada na pessoa: diálogos com Arthur TatossianFormação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial: dilemas e desafios em tempos de técnicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FUKUMITSU, Karina O.  e  SCAVACINI, Karen. Suicídio e manejo psicoterapêutico em situações de crise: uma abordagem gestáltica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 198-204. ISSN 1809-6867.

O suicídio é um gesto de comunicação e, ao mesmo tempo, de falta de comunicação, de recusa e de surpresa. O artigo tem como objetivo apresentar relações entre o suicídio e a Gestalt-terapia, bem como a compreensão dos mecanismos neuróticos e do manejo e das intervenções em situações de conflito e crise experienciados pela pessoa que percebe, no suicídio, uma alternativa para eliminar seu desespero e sofrimento. Além disso, pretende-se incentivar a discussão do tema e suas repercussões nas lides acadêmicas, principalmente nos cursos que lidam com o humano, pois se trata dos aspectos relacionados à vida, e o profissional, ao deparar com o desespero existencial do cliente, pode perceber sua falta de instrumentalização para manejar situações de crise. O conflito, segundo o aporte gestáltico, é configurado como um distúrbio do campo e significa a possibilidade de crescimento, uma vez que oferece ao indivíduo o confronto com novas figuras.

Palavras-chave : Suicídio; Intervenção na Crise; Prevenção do suicídio; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )