SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Suicídio e manejo psicoterapêutico em situações de crise: uma abordagem gestálticaUm breve comentário de medard boss sobre psicoterapia de grupo: a transferência na situação grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

DUTRA, Elza. Formação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial: dilemas e desafios em tempos de técnicas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 205-211. ISSN 1809-6867.

Este trabalho desenvolve reflexões sobre formação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial, numa época em que a técnica prevalece, inclusive no campo da psicologia clínica. Tomando como referência a fenomenologia hermenêutica heideggeriana, reflete-se sobre os desafios que perpassam as práticas clínicas ao longo da formação de aprendizes de psicoterapeutas, ao lidarem com demandas de respostas imediatas e eficientes que frequentemente são dirigidas à clínica. No sentido oposto ao cenário cientificista que sustenta a psicologia, a perspectiva adotada neste trabalho aponta para uma atitude fenomenológica, a qual vai de encontro à atitude natural, valorizando, assim, a idéia de um Dasein que existe num horizonte de abertura de sentidos e sobre o qual não caberia qualquer determinação. Algumas ideias heideggerianas como Dasein, ser-com, técnica e pensamento meditante nortearão as reflexões. Finaliza-se sugerindo que o âmbito da formação constitua um espaço no qual o pensamento que medita possa ser exercitado como uma das possibilidades para se desenvolver uma atitude fenomenológica.

Palavras-chave : Heidegger e psicologia; Formação clínica; Pensamento meditante e clínica; Clínica fenomenológica e Técnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )