SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Formação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial: dilemas e desafios em tempos de técnicasA espiritualidade em logoterapia e análise existencial: o espírito em uma perspectiva fenomenológica e existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

EVANGELISTA, Paulo. Um breve comentário de medard boss sobre psicoterapia de grupo: a transferência na situação grupal. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 212-219. ISSN 1809-6867.

Em 1965, Medard Boss publica um livro baseado em suas viagens à Índia e à Indonésia na década anterior. Convidado como professor visitante de medicina, entra em contato com ocidentalização da medicina indiana, o que lhe fornece dados para refletir sobre as limitações do pensamento ocidental para a compreensão do ser humano, assim como considerar a possibilidade de entendimento da psicopatologia a partir da "ontologia" milenar indiana. No relato de viagem, tece breves considerações sobre grupos de psicoterapia coordenados por psiquiatras indianos. Neste artigo, apresentamos uma tradução dos dois parágrafos sobre psicoterapia de grupo, que são quase os únicos escritos por Boss ao longo de sua obra sobre o tema. Fiel à compreensão psicanalítica dos fenômenos psicoterapêuticos, da qual nunca quis se afastar, Boss interpreta os fenômenos grupais como transferência e resistência. Com isso, enfatiza a relação de cada participantes com o terapeuta do grupo, relegando a segundo plano outros fenômenos grupais.

Palavras-chave : Daseinsanalyse; Terapia de grupo; Medard Boss.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )