SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A espiritualidade em logoterapia e análise existencial: o espírito em uma perspectiva fenomenológica e existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PUCHIVAILO, Mariana Cardoso; SILVA, Guilherme Bertassoni da  e  HOLANDA, Adriano Furtado. A reforma na saúde mental no brasil e suas vinculações com o pensamento fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp. 230-239. ISSN 1809-6867.

A reforma na saúde mental brasileira teve como grandes diretrizes, a experiência de desinstitucionalização italiana e do pensamento de Franco Basaglia. Estes, por sua vez, possuem bases e fundamentos em discussões e posições derivadas do pensamento fenomenológico (na filosofia) e de perspectivas da Psiquiatria fenomenológica, a partir de autores como Jaspers e Minkowski. O objetivo deste artigo é demonstrar as vinculações do pensamento fenomenológico na concepção da reforma da atenção à saúde mental brasileira. Para isso foi articulado teoricamente o pensamento destes autores na compreensão da saúde mental.

Palavras-chave : Reforma na Saúde Mental brasileira; Fenomenologia; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )