SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Changing family: adult daughters bereavement in the death of is motherTraining proposal to the psychologist's professional practice in public health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

TELLES, Thabata Castelo Branco; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc  and  MOREIRA, Virginia. O conceito de tendência atualizante na prática clínica contemporânea de psicoterapeutas humanistas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 13-20. ISSN 1809-6867.

Este trabalho consiste em um estudo crítico acerca do conceito de tendência atualizante de Carl Rogers. Trata-se de uma noção-chave para a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e se refere à tendência, inerente a todos os seres vivos, ao seu crescimento e à sua atualização. O objetivo desta investigação consistiu em compreender como psicoterapeutas percebem a manifestação da tendência atualizante em suas práticas clínicas. Foram realizadas entrevistas com dez psicoterapeutas que atuavam clinicamente a partir da ACP. Para a análise dos depoimentos coletados, foi utilizado o método fenomenológico crítico, de base merleau-pontyana. Os resultados mostraram que a tendência atualizante é considerada um conceito fundamental na prática psicológica clínica destes profissionais. Muitos deles afirmam que se trata de um conceito que se encontra atrelado às condições facilitadoras. Os entrevistados também disseram que o processo de crescimento apresenta dificuldades que merecem ser consideradas na relação entre psicoterapia e tendência atualizante. Os psicoterapeutas corroboram, em parte, o pensamento de Rogers na medida em que alguns apontaram questões pouco discutidas pelo criador da ACP, como o tom moral do conceito de tendência atualizante, bem como as dificuldades relativas ao processo de crescimento. Concluímos, considerando que tais pontos podem constituir importantes temas de investigação como desdobramentos contemporâneos da Abordagem Centrada na Pessoa.

Keywords : Tendência atualizante; Carl Rogers; Psicologia humanista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )