SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O conceito de tendência atualizante na prática clínica contemporânea de psicoterapeutas humanistasO sentido de ser professor da língua portuguesa em escola pública: uma pesquisa fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ALVES, Railda Fernandes; GAIAO, Emily Souza; SANTOS, Gabriella Cézar dos  e  SOARES, Luisa de Marillac Ramos. Proposta de estágio supervisionado para atuação de psicólogos na saúde pública. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 21-29. ISSN 1809-6867.

Neste artigo discutimos a formação profissional e suas lacunas para a atuação do psicólogo na saúde pública que não oferece ferramentas teóricas, técnicas e críticas para o trabalho no SUS. Problematizamos o privilégio dado ao enfoque clínico tradicional e apresentamos uma proposta de estágio supervisionado fundamentada na Psicologia da Saúde, na Abordagem Centrada na Pessoa e na Política Nacional de Humanização. Sugerimos um rol de intervenções organizadas a partir da lógica dos níveis primário, secundário e terciário de saúde, que vão da psicoterapia às ações multiprofissionais até a mediação pedagógica da equipe multiprofissional de saúde.

Palavras-chave : Psicologia; Saúde pública; Estágio clínico; Capacitação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )