SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Proposta de estágio supervisionado para atuação de psicólogos na saúde públicaGestão organizacional centrada no grupo: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Sandra Souza da et al. O sentido de ser professor da língua portuguesa em escola pública: uma pesquisa fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 31-40. ISSN 1809-6867.

Modernidade sinaliza o momento histórico em que a escola assume o formato atual, com expectativas em face da atuação dos professores. Estes têm sido alvo de diversos estudos, detectando-se com frequência processos de adoecimento, exposição à violência e desvalorização da profissão; quadro agravado no âmbito da escola pública. Considerando o ensino da língua portuguesa como central na formação dos estudantes, conforme rezam as diretrizes da Lei 9394/1996 (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), questiona-se qual o sentido de ser professor em escola pública. Participaram da pesquisa seis professores de Língua Portuguesa do ensino médio de uma escola estadual na cidade de João Pessoa - PB, sendo cinco do sexo feminino. Foi utilizado o método Versão de Sentido (VS), com a pergunta-estímulo: "Que sentido teve esta aula para mim?", respondida por cada professor ao final de oito aulas, totalizando 48 VS. Identificaram-se 16 eixos de sentido, distribuídos em dois grupos. Um com foco no contexto relacional, e outro no modelo político-social e atividade docente. Observaram-se tanto aspectos positivos quanto negativos, permeando os eixos de análise, como, satisfação com o magistério, preocupação com a formação discente e insatisfação com a política educacional.

Palavras-chave : Professor; Escola pública; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )