SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Gestão organizacional centrada no grupo: relato de experiênciaJohn Keith Wood e a abordagem centrada na pessoa no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TASSINARI, Márcia Alves  e  DURANGE, Wagner Teixeira. Experiência empática: da neurociência à espiritualidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 53-60. ISSN 1809-6867.

O conceito de Empatia tem sido considerado um fenômeno de extrema importância para a sobrevivência, para as relações e para o desenvolvimento humano, firmando-se como um tema atual e de constantes transformações, especialmente devido aos renovados desafios da modernidade tardia. Nesta proposta, serão revistos alguns estudos/reflexões sobre a Empatia, pertencentes aos saberes da Neurociência (através das pesquisas sobre neurônios-espelho), da Psicologia Humanista (através das propostas da Abordagem Centrada na Pessoa) e da Espiritualidade (através da filosofia budista). Neste sentido, buscar-se-á ampliar o conceito de Empatia, utilizando as compreensões e articulações propostas pelas três dimensões estudadas.

Palavras-chave : Empatia; Neurônios-espelho; Abordagem centrada na pessoa; Espiritualidade; Budismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )