SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Experiência empática: da neurociência à espiritualidadeA entrevista psicológica: uma proposta para a pesquisa em psicologia e psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MOREIRA, Virginia; LANDIM, Liane Bastos  e  ROMCY, Geórgia Silva. John Keith Wood e a abordagem centrada na pessoa no Brasil. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 63-70. ISSN 1809-6867.

Este artigo tem como objetivo expor as contribuições de John Keith Wood para a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) no Brasil, a partir dos seus trabalhos com a ACP desenvolvida por Carl Ransom Rogers. Trabalhamos com o seu material bibliográfico publicado na área e com entrevistas realizadas com Lucila Assumpção, viúva de John Wood, e Vera Cury, ex-aluna e sua amiga. Concluímos que a vida e a obra de John Wood estão totalmente entrelaçadas, e que não é possível compreender uma sem a outra. Quanto às suas principais contribuições, consideramos que sua perspectiva de trabalho com grupos teve sempre como pano de fundo uma visão holística, imparcial, ambígua e humana. John Keith Wood pode ser considerado, além de um desmistificador da abordagem, um dos sucessores de Carl Rogers que mais desenvolveram as possibilidades de construção e aplicação da ACP.

Palavras-chave : Psicologia humanista; Abordagem centrada na pessoa; Carl Rogers; John Wood.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )