SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Dependência química e abordagem centrada na pessoa: contribuições e desafios em uma comunidade terapêuticaOs valores e a sua importância para a teoria da clínica da abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

STANKOVSKAYA, Elena. Experiência emocional: aplicando a abordagem centrada na pessoa para a prática da análise existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 77-85. ISSN 1809-6867.

Este artigo enfoca a questão da integração das idéias de abordagens centradas na pessoa e existenciais. Especificamente, ele mostra como a noção de C. Rogers de condições "necessárias e suficientes"; para uma terapia bem sucedida está firmemente incorporado na prática da análise existencial e logoterapia, e funciona como uma base para enfrentar intervenções. O trabalho analisa as semelhanças e diferenças do trabalho com as experiências emocionais em E. Gendlin de foco e análise existencial pessoal de A. Längle. Mostrou-se que, apesar da divergência de terminologia, há uma semelhança considerável em seus princípios de valores e diretrizes teóricas. A contribuição potencial de combinar essas duas abordagens para a psicoterapia é discsussed. O artigo conclui com um caso de ilustração prática.

Palavras-chave : Psicoterapia centrada na pessoa; Psicoterapia existencial; Com foco; Análise existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )