SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Emotional experience: applying person-centered approach to the practice of existential analysisHumanistic reconciliation: the application of the person centered approach in resolution of legal disputes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

ARAUJO, Iago Cavalcante  and  FREIRE, José Célio. Os valores e a sua importância para a teoria da clínica da abordagem centrada na pessoa. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 86-93. ISSN 1809-6867.

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções. Por outro, entendemos que tais valores pessoais não devem ser passados ao cliente, pois assim estaríamos arriscando a sua autonomia e nos contradizendo com o processo valorativo organísmico proposto por Carl Rogers. Nosso trabalho discute o lugar dos valores pessoais do psicólogo na teoria da clínica da ACP. Compreendemos que a psicoterapia rogeriana é um processo de aprendizagem significativa de valores, o que não implica em um ensino de tais valores por parte do psicólogo. Entre outros aspectos, entendemos que seja necessária uma maior apropriação dos valores da Abordagem Centrada na Pessoa pelos profissionais, além da promoção de ambientes e produções que tratem dos aspectos éticos da sua prática.

Keywords : valores pessoais; psicologia clínica; abordagem centrada na pessoa; ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )