SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Abordagem centrada na pessoa nas relações empresariais: formação de escuta ativa para empresários«Downshifting»: fundações e dinâmica de escolha pessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BRITO, Rosa Angela Cortez de  e  FREIRE, José Célio. Ludoterapia centrada na criança: uma leitura a partir da ética de Emmanuel Lévinas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp. 118-127. ISSN 1809-6867.

Neste artigo apresentaremos uma nova leitura para a Ludoterapia Centrada na Criança (LCC) de Virginia Mae Axline, a partir da ética da alteridade radical de Emmanuel Lévinas e da leitura da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) de Peter Schmid. Abordaremos brevemente as ideias de Axline e autores contemporâneos acerca da Ludoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa, de Lévinas e sua proposta ética, e de uma nova compreensão de ludoterapia na qual a criança apresenta-se ao terapeuta como Rosto que remete ao Outro e à qual somente podemos ser responsabilidade, disponibilidade e diaconia em uma relação Tu-Eu.

Palavras-chave : Abordagem Centrada na Pessoa; Ludoterapia; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )