SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O desejo de ser mãe e a barreira da infertilidade: uma compreensão fenomenologicaA Fenomenologia de Köhler e o conceito de experiência direta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Ellen Fernanda Gomes da  e  SANTOS, Suely Emilia de Barros. Paternidade adotiva: conjugando afetos consentidos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp. 161-167. ISSN 1809-6867.

Ao percorrer os meandros da temática do presente estudo, verificou-se o expoente número de trabalhos acerca das masculinidades e paternidades. Conquanto, esse crescimento não investe expressivamente na reflexão da paternidade adotiva. Deste modo, esta pesquisa apresenta-se como relevante, uma vez que estes são fenômenos presentes no cenário social. Nessa direção, este trabalho objetiva compreender a experiência de ser pai adotivo, via entrevista aberta, a "entrevista Clínica de Pesquisa", a partir da vivência de Davi - integrante de um Grupo de Estudo e Apoio à Adoção. A interpretação dos depoimentos foi realizada através da "Analítica do Sentido". Dentre as possibilidades compreensivas, foi ressaltado, no depoimento de Davi, o questionamento sobre a hegemonia biológica dos arranjos familiares, apresentando a afetividade como marca para os relacionamentos familiares. Nessa direção, esta pesquisa põe em foco um diálogo sobre o exercício das paternidades relacionadas à adoção, em especial, às chamadas "adoções necessárias", as quais se referem às crianças maiores e adolescentes.

Palavras-chave : Adoção; Família; Paternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )