SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A Fenomenologia de Köhler e o conceito de experiência diretaDiálogo entre análise de conteúdo e método fenomenológico empírico: percursos históricos e metodológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BLOC, Lucas  e  MOREIRA, Virginia. Arthur Tatossian: um estudo biográfico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp. 181-188. ISSN 1809-6867.

Este artigo consiste em um estudo biográfico que tem como objetivo apresentar a trajetória histórica e bibliográfica de Arthur Tatossian (1929-1995. Psiquiatra francês de origem armênia, Tatossian pode ser considerado um dos principais representantes contemporâneos da tradição da psicopatologia fenomenológica. Considerando relevante um retorno aos elementos biográficos e influências teóricas que possibilitaram a construção de um já reconhecido modelo de psicopatologia fenomenológica, relatamos a história de vida de Tatossian, exposta em algumas de suas publicações e em homenagens póstumas, bem como apresentamos uma lista das produções relacionadas com a psiquiatria e com a psicopatologia fenomenológica. Além disso, apontamos algumas influências teóricas, como Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty, autores da fenomenologia filosófica, e Binswanger, Tellenbach e Blankenburg, psiquiatras fenomenólogos com quem Tatossian manteve um diálogo constante. Por fim, apresentamos algumas perspectivas atuais como fruto do seu pensamento em países como França, Itália e Brasil. Tatossian desenvolveu um modelo de psicopatologia fenomenológica a partir da clínica e para a clínica, tendo sempre como preocupação fundamental o cuidado com a pessoa em sofrimento e o desenvolvimento de uma teoria que não se desvinculasse da prática, mantendo sempre um caráter eminentemente fenomenológico.

Palavras-chave : Arthur Tatossian; Psicopatologia fenomenológica; Estudo biográfico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )