SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Percepção de adolescentes com câncer: pesquisa fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CARVALHO, Liliane Brandão et al. A ética do cuidado e o encontro com o outro no contexto de uma clínica-escola em fortaleza. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 01-12. ISSN 1809-6867.

O campo da psicologia clínica vivencia mudanças em seu saber, a partir de uma reconfiguração do modelo de clínica clássico, impulsionando transformações na formação do psicólogo. Indagamo-nos sobre como está ocorrendo a prática psicológica ainda na graduação. Considerando a psicologia como uma profissão da saúde, apropriamo-nos do conceito de cuidado para problematizar esta temática nas práticas psicológicas. Neste estudo, objetivamos compreender o cuidado como uma atitude ética na experiência vivida dos estagiários de psicologia, a partir de uma lente fenomenológica. Como recurso metodológico, utilizamos o método fenomenológico em uma perspectiva hermenêutica de influência gadameriana, tendo como instrumento a entrevista aberta com três perguntas norteadoras. Foram realizadas 10 entrevistas com estudantes em estágio clínico na clínica-escola no Serviço de Psicologia Aplicada SPA/NAMI da Universidade de Fortaleza. Emergiu como resultado a construção de uma rede interpretativa, a partir das falas dos informantes acerca de sua experiência vivida, possibilitando uma discussão sobre o cuidado. Concluímos que é importante, ainda na graduação, pensarmos acerca do cuidado na prática do psicólogo como possibilidade de acolhimento, respeito e afetação, como uma atitude ética para com o outro.

Palavras-chave : Cuidado; Pesquisa fenomenológica; Hermenêutica gadameriana; Formação em psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License