SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A ética do cuidado e o encontro com o outro no contexto de uma clínica-escola em fortalezaAtuação do psicólogo no CRAS: uma análise fenomenológico-empírica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SIQUEIRA, Hilze Benigno de Oliveira Moura et al. Percepção de adolescentes com câncer: pesquisa fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 13-21. ISSN 1809-6867.

A adolescência é um período da vida desafiador, principalmente, quando se vivencia uma doença como o câncer. Este estudo exploratório descritivo desenvolvido no Hospital de uma cidade do interior de São Paulo teve o objetivo de compreender como os adolescentes com câncer percebiam a vivência de dor. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2010 por meio de entrevistas fenomenológicas com 19 pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos, submetidos a tratamento de câncer. Os resultados mostraram a percepção da dor associada à vivência de situações existenciais significativas, os quais podem ser descritos nos temas seguintes: (1) percebendo a dor em conexão com os fatores emocionais; (2) apegando-se à memória dolorosa de hospitalização; (3) coexistindo com a dor; (4) percebendo a dor negativamente. Os adolescentes com câncer compreenderam sua experiência de dor em múltiplas dimensões. Diante disso, sugere-se que psicólogos, enfermeiros e médicos atentem à história de vida, ao tempo de hospitalização e a expressão dolorosa nessa fase da vida, para que, a partir dos relatos, os profissionais de saúde possam pensar em tratamentos e manejos que possam aliviar suas dores.

Palavras-chave : Dor; Neoplasias; Adolescente; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License