SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Percepção de adolescentes com câncer: pesquisa fenomenológicaAjustamento criativo e estresse na hipertensão arterial sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FLOR, Tatyanne Couto  e  GOTO, Tommy Akira. Atuação do psicólogo no CRAS: uma análise fenomenológico-empírica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 22-34. ISSN 1809-6867.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi implantado no Brasil mediante a necessidade de atender as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, tendo no nível básico o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Esse trabalho, desenvolvido a partir da pesquisa de iniciação cientifica (2012-2013), visa identificar a atuação do psicólogo no CRAS da cidade de Uberlândia/MG. A partir do método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi foram realizadas entrevistas com as psicólogas dos CRAS, cuja finalidade foi identificar os significados dessa atuação. O método fenomenológico empírico utilizado divide-se em quatro passos: 1) estabelecer o sentido geral; 2) determinação das unidades de significado; 3) transformação das unidades de significado em expressões de caráter psicológico; 4) determinação da estrutura geral de significados psicológicos. A partir da obtenção dos relatos de experiência encontraram-se os aspectos comuns em todas as entrevistas: todas as colaboradoras apreciam trabalhar no CRAS; percebem que o trabalho tem limitações e dificuldades; descrevem a rotina de trabalho dando ênfase na visita domiciliar; identificam as suas atuações como atendimento individual, psicossocial e em grupo; têm consciência que não é possível realizar atendimentos psicoterapêuticos; identificam o atendimento psicológico como psicossocial; percebem que o trabalho em grupo apresenta muitas dificuldades; e por fim, sentem a necessidade de uma sistematização do trabalho.

Palavras-chave : SUAS; Políticas públicas; Atuação do psicólogo; Análise fenomenológico-empírico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License