SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Atuação do psicólogo no CRAS: uma análise fenomenológico-empíricaNise da Silveira e o enfoque fenomenológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FIGUEIREDO, Juliana de Oliveira  e  CASTRO, Emma Elisa Carneiro. Ajustamento criativo e estresse na hipertensão arterial sistêmica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 37-46. ISSN 1809-6867.

A hipertensão arterial sistêmica é problema de saúde pública e tem etiologia multifatorial, incluindo fatores psicológicos. Estes fatores interferem na instalação da doença e na forma como o paciente lida com ela. O estresse é apontado como importante fator predisponente da hipertensão, associado a outros fatores de risco, influenciando na reatividade cardiovascular. O objetivo deste trabalho é rever a literatura sobre aspectos psicológicos envolvidos no desencadeamento e na manutenção da hipertensão, destacando o estresse e os conceitos de ajustamento criativo e de mecanismos neuróticos da Gestalt-terapia, apontando a participação dos fatores subjetivos neste processo e a importância do trabalho do psicólogo com pacientes hipertensos. A Gestalt-terapia, enquanto abordagem psicológica organísmica e holística, pode ter importantes contribuições para a compreensão deste fenômeno e no acompanhamento de pacientes hipertensos, favorecendo seus processos de ampliação da awareness, de responsabilização e os ajustamentos criativos.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Estresse psicológico; Hipertensão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License