SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Ajustamento criativo e estresse na hipertensão arterial sistêmicaPor um entendimento do que se chama psicopatologia fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SCHLEDER, Karoline Stoltz  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Nise da Silveira e o enfoque fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 49-61. ISSN 1809-6867.

O objetivo desta pesquisa é promover um diálogo entre o trabalho da psiquiatra brasileira Nise da Silveira (1905-1999) e o pensamento fenomenológico. Embora Nise da Silveira não tenha se envolvido diretamente a fenomenologia, seu trabalho, concepção de sujeito e postura frente aos pacientes ali encontram eco. Trata-se de um estudo bibliográfico-qualitativo, no qual foi realizada revisão de literatura nas bases de dados SciELO, PePSIC e LILACS, além da análise de bibliografias primárias e secundárias de Nise da Silveira. Foram encontradas 13 bibliografias primárias e 20 bibliografias secundárias, sendo 13 referentes a revisão de literatura. A maior parte do material bibliográfico reflete sobre a prática pioneira de Nise da Silveira com esquizofrênicos na Seção de Terapêutica Ocupacional, no hospital de Engenho de Dentro, no Museu Imagens do Inconsciente ou na Casa das Palmeiras e a reconhece como uma das precursoras do movimento da antipsiquiatria no Brasil. Sua valorização da prática; ênfase na observação do sujeito em seu contexto, para além de sua psicopatologia; além da defesa da potencialidade terapêutica do trabalho com animais, da expressão criativa e a importância da empatia, apontam para uma posição muito próxima da atitude fenomenológica: coloca a doença entre parênteses, para compreender a esquizofrenia como um dos modos possíveis de ser no mundo.

Palavras-chave : Nise da Silveira; Fenomenologia; História da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License