SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Nise da Silveira e o enfoque fenomenológicoArticulação entre hermenêutica e fenomenologia para uma clínica psicológica com bases heideggerianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

KARWOWSKI, Silverio Lucio. Por um entendimento do que se chama psicopatologia fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 62-73. ISSN 1809-6867.

A fenomenologia em sua interseção com a psicopatologia é examinada por distintos autores em Psicologia e Psiquiatria. Estudiosos de psicopatologia buscam a fenomenologia na tentativa de evitar a nosologia psiquiátrica clássica em suas reduções e rotulações indevidas, bem como para adotar uma teoria humanista, na esperança que essa apresente sistematicamente etiologia, descrição, categorização, prognóstico e terapêutica das doenças mentais. Faz-se necessário o entendimento do que se compreende e se denomina psicopatologia fenomenológica, a fim de se precisar seu alcance, limite, constituição e propósitos. Este trabalho objetiva fazer uma introdução ao estudo do tema, considerando seu contexto de inserção e sua herança. Para tal, fez-se um estudo exploratório mediante exame bibliográfico, reavendo as atuais perspectivas de psicopatologia, mencionando-se as vigentes e hegemônicas e propondo-se uma classificação. Demonstrou-se a vinculação da atual noção de psicopatologia à ideia de doença, constatando-se a não naturalidade da concepção dessa última. Posteriormente, discutiram-se as possibilidades de se intitular a área de estudo em tela como psicopatologia fenomenológica, considerando-se a pertinência e as consequências de sua adoção, fazendo-se, também, uma reflexão sobre possíveis objetivos para o campo de estudo examinado. Concluiu-se que o entendimento da psicopatologia fenomenológica é um campo em evolução, necessitando de delimitações aprofundadas, tanto a partir da prática dos profissionais de saúde como da pertinente reflexão sobre a fenomenologia e a possibilidade de sua adequação à psicopatologia.

Palavras-chave : Psicopatologia; Fenomenologia; Psicopatologia fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License