SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Por um entendimento do que se chama psicopatologia fenomenológicaPessoas que dependem de drogas: ensaio de figuras e fechamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Jean Luca Lunardi Laureano da  e  CECCHINI, Marina Valente Guimarães. Articulação entre hermenêutica e fenomenologia para uma clínica psicológica com bases heideggerianas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 74-82. ISSN 1809-6867.

A aproximação de uma clínica fenomenológica hermenêutica com vistas à ontologia fundamental de Heidegger se dá através da articulação entre as propostas de Dilthey e Husserl. O surgimento destes últimos dois filósofos no século XIX culminou com movimentos chamados antipositivistas. O movimento destas duas viradas filosóficas teve início para que fosse buscado o rigor que a filosofia perdeu através de sua subordinação aos métodos científicos postulados pelas concepções das ciências naturais. A proposta da hermenêutica surge para se articular o fenômeno em seu horizonte historicamente constituído através de uma semântica histórica, a fim de que este seja compreendido a partir do seu nexo vital e total. Já a fenomenologia surge com o método intencional, juntamente com a suspensão (epoché) e a redução fenomenológica a fim de que as coisas como elas mesmas possam se dar sem imersão em teorias. A proposta deste estudo é uma revisão de literatura para embasar a importância da hermenêutica como historicismo e a fenomenologia como método intencional para proposta da ontologia fundamental heideggeriana e aproximar de uma atuação clínica em psicologia, a Daseinsanalyse.

Palavras-chave : Dilthey; Husserl; Heidegger; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License