SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Articulação entre hermenêutica e fenomenologia para uma clínica psicológica com bases heideggerianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TESSARO, Luiz Gustavo Santos  e  RATTO, Cleber Gibbon. Pessoas que dependem de drogas: ensaio de figuras e fechamentos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp. 83-94. ISSN 1809-6867.

A dependência química é um assunto muito em voga na atualidade e convoca os profissionais de saúde a pensarem e produzirem conhecimento sobre o tema, a fim de promover um melhor cuidado às pessoas que buscam algum tipo de ajuda. Este trabalho busca contribuir com considerações sobre esse assunto, sob o enfoque teórico da Gestalt-terapia e de sua base filosófica existencial-fenomenológica. Foram construídas algumas vinhetas a partir de situações vivenciadas pelo autor que dispararam reflexões as quais apontaram para a necessidade de um olhar não só sobre o sujeito, mas também sobre as forças que o atravessam e produzem o modo de ser contemporâneo. Também foi possível verificar algumas aproximações entre a visão gestáltica e o campo da Saúde Coletiva.

Palavras-chave : Dependência química; Gestalt-terapia; Existencialismo; Fenomenologia; Saúde coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License