SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Contribuições de Viktor Frankl ao movimento da saúde coletivaMichel Henry: afetividade e alucinação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MANO, Raquel de Paiva  e  COSTA, Ileno Izídio da. "Deus não morreu e o diabo existe": Reflexões fenomenológicas sobre a experiência espiritual e o sofrimento psíquico grave. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp. 162-176. ISSN 1809-6867.

Trata-se de um estudo sobre o fenômeno espiritual na clínica psicológica com indivíduos em sofrimento psíquico grave. Partimos de uma abordagem fenomenológica, visitando quatro autores seminais: Edmund Husserl, Edith Stein, Rudolf Otto e Paul Tillich. Utilizamos adicionalmente a abordagem psicanalítica de Donald Winnicott na reflexão discussão e no manejo clínico, além de outros autores da área. Tal revisão propiciará uma reflexão sobre a experiência pseudocultural e religiosa de possessão ou de graça e contemplação, em contraposição à crise psicótica e seus correlatos, objetivando promover discussões e novos posicionamentos sobre os diagnósticos postulados pela psiquiatria e a clínica psicológica tradicional.

Palavras-chave : Fenomenologia; Experiência espiritual; Sofrimento psíquico grave; Psicoses.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License