SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2"Deus não morreu e o diabo existe": Reflexões fenomenológicas sobre a experiência espiritual e o sofrimento psíquico graveO contato na situação contemporânea: um olhar da clínica da gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre  e  MARTINS, Florinda. Michel Henry: afetividade e alucinação. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp. 177-183. ISSN 1809-6867.

Neste artigo mostramos como é que Michel Henry toma a alucinação como paradigma da fenomenalidade da vida. Nele, a fenomenalidade da alucinação situa-nos na vida afetiva deixada a nu pela fenomenalidade da vida subjetiva. E porque a vida afetiva é vivência da pura vinda a si da vida nas modalidades da audição, da visão, da angústia, do temor, nela, a alucinação, enquanto fenômeno suspenso na sua própria fenomenalidade aparece como fenômeno exemplar da vida, ainda que vivido em sentimento de pura insuportabilidade dessa prova afetiva da vida. Todavia é a partir da experiência da insuportabilidade da prova de si da vida que se encontra, inerente ao sentimento da afeção da vida, a possibilidade de reversão do sofrimento em fruição. Mostramos ainda convergências entre a fenomenalidade da vida afetiva e práticas clínicas, laboratoriais ou outras, e seus desenvolvimentos em interdisciplinaridade no nosso grupo de investigação.

Palavras-chave : Prova de si; Alucinação; insuportabilidade; Pura possibilidade; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License