SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Contact nowadays: a clinical look of gestalt therapyPhenomenological-hermeneutical considerations of somatization in adolescence: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

AZEVEDO, Roberta Noronha; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  and  SPIZZIRRI, Giancarlo. "Tem que nascer já com aquele dom": vivências de uma jovem travesti. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp. 202-212. ISSN 1809-6867.

O objetivo deste estudo de caso foi conhecer as vivências sociais, afetivas e sexuais de uma jovem travesti e compreender sua percepção sobre a identidade de gênero. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada. A análise deu-se a partir do referencial fenomenológico. A participante possui 22 anos, atua como profissional do sexo e diz não se sentir como um homem ou uma mulher, mas uma travesti. No que tange ao seu "mundo próprio", nota-se que a entrevistada evita e foge da angústia, o que dificulta que se conscientize de seus sentimentos e diminua sua capacidade para fazer integração existencial de suas escolhas. Isso parece impedi-la de assumir e de transformar seu "mundo próprio", mantendo pensamentos, sentimentos e condutas rígidos e com pouca mobilidade. O olhar do pesquisador deve ser o de acolher essa escuta e compreendê-la, com destaque para a potencialização de seus recursos.

Keywords : Identidade de gênero; Travestismo; Estudos de casos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License