SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2"Tem que nascer já com aquele dom": vivências de uma jovem travestiFenomenologia da percepção extracorpórea: análise de experiências fora do corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BRITO, Luanny Tomaz; AZEVEDO, Ana Karina Silva  e  OLIVEIRA, Luciana Carla Barbosa de. Considerações fenomenológico-hermenêuticas acerca da somatização na adolescência: um estudo de caso. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp. 213-224. ISSN 1809-6867.

O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender o fenômeno da somatização, à luz da Fenomenologia-Hermenêutica de Martin Heidegger, tomando como base um caso que fora acompanhado pela equipe de saúde de um hospital universitário. Trata-se de um estudo fenomenológico-hermenêutico, de caráter qualitativo, que utilizou como metodologia de investigação o estudo de caso único. Participou da pesquisa uma adolescente de 15 anos de idade, que apresentou como queixa um "entalo na garganta", sendo hospitalizada para tratamento médico e investigação diagnóstica. Foram utilizados como instrumentos de coletas de dados o relatório de atendimento psicológico, elaborado a partir do acompanhamento psicológico realizado com a adolescente, e um roteiro de entrevista semi-aberto. O estudo mostrou que a somatização pode ser analisada existencialmente com um modo de privação do caráter fundamental de poder-ser do Dasein, como uma carência que sempre se dá em relação ao seu modo de ser-no-mundo-com-os-outros. Evidenciou-se a relevância do contexto psicoterapêutico no favorecimento do encontro da participante consigo mesma, à medida que se disponibilizou um espaço em que ela pode voltar-se à sua experiência e falar de seu sofrimento (expresso na forma de um corporar), reconhecendo e significando-o. Ressalta-se que o desaparecimento do sintoma se deu favorecido pelo contexto psicoterapêutico.

Palavras-chave : Somatização; Adolescência; Estudo de caso; Fenomenologia-hermenêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License