SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Considerações fenomenológico-hermenêuticas acerca da somatização na adolescência: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MEDEIROS, Gabriel Teixeira de  e  SILVEIRA, Fernando de Almeida. Fenomenologia da percepção extracorpórea: análise de experiências fora do corpo. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp. 225-234. ISSN 1809-6867.

Diversos autores apontam conceitos e etiologias para o fenômeno de Experiências Fora do Corpo (EFC). O presente artigo objetivou descrever e analisar as EFC a partir da experiência do vivido, elencando diferentes experiências denominadas EFC, comparando-as entre si e com o conceito científico de EFC, e investigando os sentidos dados a estas, bem como seu papel na vida cotidiana daqueles que alegam praticá-las, de modo a explorar as variedades de experiências rotuladas como EFC. Treze sujeitos foram entrevistados quanto a suas experiências, crenças e a consequência das EFC em suas vidas. Utilizou-se a análise de conteúdo, adotando Merleau-Ponty como principal referencial teórico para a interpretação dos dados. Os relatos de EFC foram divididos em dois grupos: aqueles que têm convicção da natureza espiritual destas - e que, assim, relataram experiências com presença de seres espirituais que os auxiliaram - e aqueles ressabiados de suas percepções - que se mantiveram céticos e, quando em EFC, permaneceram nos cômodos onde estavam fisicamente. Contudo, em ambos os casos, a experiência possuía um papel importante no entendimento e no modo de ser no mundo de tais sujeitos, sendo utilizada como coping para questões desde doenças crônicas, com risco de morte; ao desinteresse pela vida.

Palavras-chave : Fenomenologia; Corpo; Parapsicologia; Religião e psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License