SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Funcionalismo e pragmatismo na teoria De Carl Rogers: apontamentos históricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CASTRO, Thiago Gomes de. Fenomenologia experimental em David Katz e James J. Gibson. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 2-11. ISSN 1809-6867.

O artigo descreve a relação entre fenomenologia e experimentação em psicologia a partir do percurso de pesquisa de dois destacados psicólogos experimentais do século XX. Embora a expressão fenomenologia experimental já fosse veiculada em meados do século XIX, antes mesmo dos primeiros escritos de Edmund Husserl (1859-1938), é no século XX que a prática de experimentação com fenomenologia se consolida. Inicialmente esta prática se consolidou pelas mãos de psicólogos experimentais na Alemanha entre as décadas de 1900 e 1920, e que no presente texto serão representados por David Katz (1884-1953). Posteriormente, na metade do século XX, pela miscigenação entre a psicologia norte-americana e os psicólogos alemães que emigraram para os EUA, nascem movimentos fundamentados em teoria de campo para o estudo dos processos básicos. Desse movimento destaca-se o psicólogo James J. Gibson (1904-1979), também proponente de uma forma de fenomenologia experimental. O artigo conclui que práticas de fenomenologia experimental organizam-se pela pragmática descritiva e concomitante suspensão de modelos hipotéticos funcionais. Não obstante, constata-se importante distanciamento deste projeto de fenomenologia experimental em relação a uma fenomenologia pura fundacional.

Palavras-chave : Fenomenologia Experimental; História da Psicologia; Percepção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License