SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Reflexão fenomenológica sobre a alucinação e seu sentidoA temporalidade do aqui-e-agora gestáltico: implicações teóricas e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTOS FILHO, Júlio Manoel dos  e  COSTA, Virgínia Elizabeth Suassuna Martins. Encontrando um modo de ser esquizofrênico: arte e técnica na gestalt-terapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 27-36. ISSN 1809-6867.

A esquizofrenia é considerada, tradicionalmente, um transtorno mental que envolve a presença de sintomas psicóticos: comportamentos incomuns tais como delírios e alucinações. Na percepção da Gestalt-terapia, referencial teórico deste trabalho, a esquizofrenia, tal como qualquer outra psicopatologia, é compreendida enquanto uma tentativa de diálogo que foi abortada. Assim, abrir espaço para que haja continuidade nesse diálogo é o mesmo que promover saúde. Com este intento, é utilizada neste estudo a perspectiva fenomenológica. Partindo desse modo de ação e dos referenciais teóricos da Gestalt-terapia, busca-se apresentar modos pelos quais o encontro pode auxiliar na promoção da saúde existencial. No caso aqui apresentado, o contato com a própria experiência, estimulado na psicoterapia, faz com que o cliente apresente novos conteúdos existenciais.

Palavras-chave : Encontro; Esquizofrenia; Fenomenologia; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License