SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Meeting a schizophrenic way of being: art and technique in gestalt-therapyLiving with pets: a phenomenological study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

ROCHA, Paula  and  FREITAS, Joanneliese de Lucas. A temporalidade do aqui-e-agora gestáltico: implicações teóricas e práticas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 39-48. ISSN 1809-6867.

O aqui-e-agora é um conceito relevante e característico da Gestalt-terapia. Entretanto o termo encontra diferentes acepções na literatura, revelando um problema conceitual com repercussões sobre a prática clínica. O presente trabalho preocupou-se em investigar a forma pela qual o aqui-e-agora é descrito e compreendido por profissionais da área. Foram realizadas três entrevistas com teóricos da Gestalt-terapia, analisadas pelo método fenomenológico-qualitativo. As entrevistas evidenciaram quatro eixos principais de significados: O mal-entendido conceitual, A especialização do aqui-e-agora como contraposição a outras perspectivas temporais, Definição do termo e O lugar que o aqui-e-agora ocupa na prática clínica. Os resultados obtidos apontam para o fato de que o termo é frequentemente utilizado de modo equivocado. Evidenciam um aqui-e-agora que difere de uma simples presentificação, abrangendo um momento psicoterapêutico em que o sujeito está fluindo no campo temporal existencial. Isso significa que, mesmo na prática, o termo excede configurações técnicas, instrumentais ou metodológicas. Há, portanto, a necessidade de se compreender o aqui-e-agora fora de conotações valorativas entre passado, presente e futuro, retornando ao suporte filosófico da fenomenologia.

Keywords : Aqui-e-agora; Fenomenologia; Gestalt-terapia; Temporalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License